segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aspectos econômicos do México

A economia do México é uma das maiores da América Latina e é a 12ª economia mundial (medida pelo seu PIB PPC), com PNB de US$753,394 bilhões de dólares.
O país faz parte do super merdabig chamado SMB (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
Principais indústrias: alimentos e bebidas, tabaco, produtos químicos, ferro e aço, petróleo, têxteis, roupas, bens de consumo duráveis, turismo.
Principais produtos exportados: manufaturados, petróleo e derivados, prata, frutas, verduras e legumes, café, algodão.
Principais produtos importados: máquinas industriais, produtos de aço, equipamentos agrícolas, elétricos, autopeças, aviões e peças de aviação.
Há no México dois setores agrícolas bem diferenciados. O setor da agricultura tradicional de subsistência tem mudado pouco : baseia-se no cultivo de pequenas lavouras para consumo próprio de milho, feijão, abóbora e nas terras quentes, algumas frutas tropicais como o abacate.
Em algumas zonas, entretanto, a agricultura extensiva consegui excelentes resultados.
A pecuária bovina de grande importância, aproveita os pastos extensivos e também os campos irrigados do norte e as pradarias dos planaltos no centro do país.
Nas cercanias das grandes cidades se desenvolve a produção leiteira. Segue-se em importância econômica a criação de suínos, e em menor escala de ovinos.
O México é tradicionalmente, explorador de minerais e produtos manufaturados. Nas últimas décadas do século XX, o desenvolvimento da indústria leve começou a modificar a composição das exportações, com o crescimento da importância dos produtos industrializados, e das importações, entre os quais se destacava, pelo volume, a maquinaria pesada. A partir da década de 1970, os maiores componentes das exportações passaram a ser: petróleo, gás natural e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário