segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hidrografia do México

Existem no México três grandes conjuntos hidrográficos, são eles: a bacia do Atlântico, a do Pacífico e as bacias (sem saída para o mar) do altiplano. O rio Bravo é o mais longo, sua extensão é de 3.034 km e é a fronteira com os EUA. O rio Usumacinta marca a divisa com a Guatemala. O México deve aos rios Sonora, Mayo, Fuerte e Yaqui, a próspera agricultura da região noroeste. O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. Tem uma superfície de aproximadamente 1 550 000 km2.A costa sul do golfo banha o México (especificamente, os estados de Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche, Iucatão, e Quintana Roo); as costas oriental, norte e noroeste banham os Estados Unidos da América (especificamente, os estados da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas); e a costa sudeste banha Cuba. O GOLFO DO MÉXICO se conecta ao Oceano Atlântico, através do Estreito da Flórida, localizado entre os EUA e Cuba, e ao Mar do Caribe através do Canal de Yucatán, localizado entre o México e Cuba.

6 comentários:

  1. mt bom, me ajudo mt com meu trabalho de geografia
    adorei o conteudo

    ResponderExcluir
  2. eu gostei do conteudo porque eu tinha que fazer o meu trabalho de geografia que estava um pouco dificil

    ResponderExcluir
  3. ai eu a do re i ta bom de + vc me ajudou mt e eu tirei 10 valeu viu

    ResponderExcluir
  4. adorei isso me ajudou muito num trabalho de geografia que eu tava apertada

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, me ajudo muito nop trabalho da escola.
    Obri ^^

    ResponderExcluir